Lembrete

As páginas aqui inserido, então em constante mudanças para melhor visualização do blog estamos implantando novos recursos diariamente.

A História da Computação

  Denomina-se computador, uma máquina capaz de variados tipos de tratamentos automáticos de
informações ou processamentos de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de
inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculos em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
  Foram desenvolvidos máquinas ao longo do tempo, que realizam funções  repetitivas com maior rapidez e precisão . E as capacidades humanas para calcular quantidades nos mais variados modos, foram fatores que facilitaram o desenvolvimento da matemática e da lógica.

  À medida que os cálculos foram se complicado e aumentando de tamanho, novas ferramentas começaram a ser desenvolvidas a fim de poupar tempo. Surgiu há cerca de 2500 anos, o ábaco dos romanos, que  consistia de bolinhas de mármore que deslizavam numa placa de bronze  cheia de sulcos. Gerando alguns termos matemáticos em latim "Calx" significado de "Calculus".
Ábaco Romano

  No século XVI, começou a aparecer as "Máquinas de cálculos". O primeiro a aparecer foi a de John Napier - (1550-1610) que inventou a "Tábua de Napier" similar a uma tabela de multiplicação, a tábua reduzia a multiplicação e divisões a adições e subtrações. Usando esse princípio em 1620 criaram as réguas de cálculos usado até 1970, antes das calculadoras de bolso.

     
                                         
John Napier                                      Tábua de Napier





  A primeira calculadora que realizou as operações básica de soma e subtração foi inventada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal (1623-1662), inventou a máquina para auxiliar o seu trabalho de contabilidade na cidade de Rouen. Tendo uma patente do Rei da França para que lançasse sua máquina no comércio.
Blaise Pascal

  O próximo avanço foi pelo americano Herman Hollerith (1860-1929), inventando uma máquina capaz de processar dados baseada na separação de cartões perfurados. Sendo também pioneiro ao utilizar a eletricidade na separação, contagem  e tabulação dos cartões.
  O primeiro computador eletromecânico , o chamado Z-1 usava relês  e foi construído pelo alemão
Konrad Zuse,  em 1936.
  Zuse tentou vender ao governo para uso militar, mas foi subestimado pelos nazistas, que não se interessaram pela máquina.
Konrad Zuse ao lado da máquina K-1

  Na II Guerra Mundial, a marinha dos Estados Unidos junto com a universidade Harvad  e a IBM, construiu em 1944 a MARK I, um gigante eletromagnético que ocupava 120 m³ e tinha milhares 
de relês e fazia muito barulho, nele a multiplicação de números de 10 dígitos levava 3 segundos para ser efetuada.

Mark I

  Mark I foi construído em segredo, desenvolvendo um projeto semelhante o Exército Americano chefiado pelo eng J. Presper Ecket (1919-1995) e John Mauchy (1907-1980), cujo o primeiro computador a válvulas. Com 18.000 válvulas, o Eletronic Numeric Integrator and Calculator - ENIAC, capaz de fazer 500 multiplicações por segundo, projetada para calcular trajetória balística, foi também mantido em segredo mas foi revelado em 1946.
ENIAC (1944)


  As Válvulas Termiônicas de uso geral, utilizada nos primeiros computadores, MARK I ou o próprio ENIAC.
Válvula Termiônica

Em 1947, um grupo de Standford inventou os transistor. Usando semicondutores, os transistores substitui as válvulas, sendo menores, rápidas e mais duradouras, além de não esquentarem tanto e consumirem pouca energias. Sendo os primeiros computadores transistorizados. 


Transistores 

  Nos anos 60, sob influência do programa espacial americano, desenvolvimento  da microeletrônica levou a construção  de circuitos transistorizados integrados em uma única pastilha de silício (chip) de dimensões reduzidas, onde integras milhares de transistores e um chip de alguns milímetros quadrados, dando origem ao circuitos integrados micro miniaturizados, surgindo os minicomputadores.
Transistores e circuitos integrados

  Em 1970, a Intel, empresa norte - americana, produziu o primeiro microprocessador. Um microprocessador é um circuito integrado do tipo LSI (Large Scale Integration ),  contém todo circuito lógico de uma unidade central  de processamento, em um chip do tamanho de uma unha, sendo usado para construção de mini e microcomputadores.
Intel 4004 microprocessador 4 - bits chip simples

  Também nos anos 70 criaram grande computadores conhecido como mainframes, muito poderoso já que eram enormes, trancados em salas e refrigeradas  e operado por poucos. Tendo em seu poder apenas grandes empresas e bancos que investia alguns milhões de dólares.
  O primeiro "Personal Computador", ou seja, "Computador Pessoal", foi o Kenbak-1 lançado em 1971, tinha 256 bytes de memória e foi anunciado na revista Scientific American por US$750,00.
  Em 1975, surgiu o Altair 8800, um computador pessoal baseado na CPU Intel 8080, em que se comunicava com o usuário através de luzes que piscavam. Entre os primeiros usuários estavam na Universidade de Harvad, Bill Gates e seu amigo programador Paul Allen, que junto desenvolveram uma versão de linguagem "Basic" para o "Altair". Pouco tempo depois a dupla resolveu mudar de rumo de suas carreiras e criar uma empresa chamada Microsoft.
Bill Gates e Paul Allen (1975) 

  Anos seguintes surgiram novos computadores pessoais, como o Radio Shack TRS-80 conhecido no brasil como CP-300 e CP-500, Commodore 64, Atari 400 entre outros.
  Em 1980, a IBM entrou no mercado de microinformática espalhando para o mundo todos tendo sua marcas espalhadas em vários países, com a alta crescente o mercado foi exigindo cada vez mais, desenvolvendo novos produtos, o resultado desse trabalho foi a  IBM-PC (International Business Machines - Personal Computer), tendo um sucesso estrondoso.
IBM-PC

Como todo computador , o IBM-PC precisava de um Sistema Operacional para ser utilizado. A IBM recorreu  então a Microsoft que lhe ofereceu um Sistema Operacional, ao assinar o contrato do DOS (Disk Operating System - Sistema Operacional de Disco), para a IBM, Bill Gates e Paul Allen foram atrás da Seatlle Computer que desenvolveu o Sistema operacional QDOS, que vendeu
para microsoft por US$ 50.000,00 sem imaginar o fim que esse sistema teria. A  Microsoft adaptou-o e criou o MS-DOS. Por causa do contrato da IBM com a Microsoft  foi sem dúvidas um dos mais importantes do séculos XX, pois através dele, a Microsoft deixou de ser microempresa de software para ser a empresa mais poderosa do ramo da informática e tornar Bill Gates o homem mais ricos do mundo atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário